terça-feira, 1 de abril de 2008

Começa nesta terça vacinação contra febre aftosa no Estado

AGROPECUÁRIA - A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em 2008 começa nesta terça-feira (1º) e vai durar todo o mês de abril. O rebanho será vacinado pelo Governo do Estado por meio do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn), órgão da secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape).

O governo Wilma de Faria cumpriu todas as exigências feitas pelo Ministério da Agricultura em relação ao combate da aftosa. Falta apenas a contratação de mais servidores concursados para trabalhar no Idiarn. O edital para a seleção deve ser publicado em breve.

O início da campanha contra a febre aftosa coincide com a ida da governadora a Brasília onde um dos compromissos é com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, na quarta-feira (2), para tratar justamente da reclassificação do RN de zona de risco desconhecido para área de médio risco com vacinação.

“Isso dá o real indicativo de que o Rio Grande do Norte em breve poderá ter sua genética de animais bovinos, caprinos e suínos, consideradas entre as melhores do país, podendo circular e participar de exposições trazendo mais resultados positivos para o Rio Grande do Norte”, diz a secretária de Agricultura, Larissa Rosado.

Apesar de a vacinação do rebanho iniciar-se nesta terça, o lançamento oficial da campanha contra a febre aftosa ocorrerá no dia seguinte, durante café da manhã oferecido pela Associação Norte Rio-Grandense de Criadores (Anorc), às 8h.

Fonte: ASSECOM