A população dos municípios de Rodolfo Fernandes e Severiano Melo vem enfrentando graves problemas com o sistema de abastecimento da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), que vem deixando vários bairros e comunidades rurais sem abastecimento de água há vários dias.
O problema mais grave é registrado em Rodolfo Fernandes, onde a Caern, devido à péssima qualidade da água fornecida aos mais de 1.000 consumidores cadastrados, não está tendo condições de cobrar pelo fornecimento da água e desde o mês de novembro de 2006 que, em forma de protesto, a população não paga a fatura de água.
A qualidade dos serviços da Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) oferecidos à população vem sendo questionada em vários municípios do Médio e Alto Oeste, que também vêm enfrentando o mesmo problema da falta de água.
Até pouco tempo, em Apodi, a Caern vinha deixando vários bairros da cidade sem abastecimento, mas a ativação de um poço tubular na Serra do Apodi resolveu de vez a questão. Já em Tabuleiro Grande, Pau dos Ferros, Rafael Fernandes, São Francisco do Oeste, Luís Gomes e muitas outras cidades no Alto Oeste, os sistemas de abastecimento não têm atendido a população e caso não apareça chuva nos próximos dias a situação tende a ficar cada vez pior. A população tem reclamado e cobrado investimentos da empresa em seus sistemas de abastecimentos.
Enquanto as cidades do Médio e Alto Oeste sofrem com a falta de água, as águas da Barragem de Santa Cruz em Apodi não vêm tendo nem uma utilidade. Diariamente são jogados milhares de litros de água no rio Apodi/Mossoró, que termina desaguando dentro do mar através de Areia Branca.
Fonte: Gazeta do Oeste