quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Garibaldi é o nome do PMDB para a presidência do Senado

Em reunião ocorrida na manhã de ontem, a bancada do Partido do Movimento Democrático Brasileiro no Congresso Nacional decidiu apresentar o nome do senador Garibaldi Alves Filho para suceder Renan Calheiros na presidência da Casa.

O parlamentar potiguar concorreu internamente com quatro nomes, sendo Valter Pereira (PMDB-MS), Leomar Quintanilha e Neuto de Conto (PMDB-SC) e Pedro Simon (PMDB-RS). Ontem pela manhã, antes do início da reunião, Quintanilha, Pereira e Neuto anunciaram desistência da disputa, passando a apoiar Garibaldi Filho que disputou a indicação para concorrer à presidência do Senado Federal com o gaúcho Pedro Simon, vencendo por 13 a 6 votos.

Logo após a reunião do PMDB, o senador Garibaldi Filho anunciou que a sua missão, caso seja eleito hoje, será recuperar a imagem do Senado Federal, desgastada com os escândalos envolvendo o ex-presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Com relação ao seu posicionamento como possível presidente do Congresso Nacional, o norte-rio-grandense declarou independência, argumentando que não vai fazer oposição ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas também não pretende se curvar às exigências oriundas do Palácio do Planalto. "Vou preservar a independência do Legislativo em relação aos outros Poderes da República. Em relação ao Poder Legislativo brasileiro, eu vou tentar recuperar sua credibilidade perante à Nação brasileira", avisou o peemedebista potiguar.

Fonte: Gazeta do Oeste