quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

GIRASSOL - UMA CULTURA ALTERNATIVA






PAU DOS FERROS/RN - Na tarde de hoje (14) ocorreu no auditório da Câmara Municipal a palestra promovida pela COOPOLEO sobre biocombustível e cultivo de girassol. O evento foi muito rico em repasse de informações por parte dos palestrantes: Ulisses (representante da Petrobrás), Gilberto (Helianthus do Brasil) e o Eng. Marcos Aurélio (Diretor da COOPOLEO).

Eles mostraram tecnicamente as possíveis vantagens adquiridas no cultivo do girassol. Pena que o parte do público alvo da região não se mostrou interessado na cultura, de uma vez que não compareceram ao evento. Mas ainda foi possível registrar a presença do prefeito de Pilões, e representantes das cidades de Lucrécia, Encanto, Francisco Dantas, além dos participantes que estavam representanto instituições como a EMATER, BB, BNB e sindicatos.

Girassol


O girassol é uma cultura de ampla capacidade de adaptação às diversas condições de latitude, longitude e fotoperíodo. Nos últimos anos, vem se apresentando como opção de rotação e sucessão de culturas nas regiões produtoras de grãos. A melhor tolerância à seca do que o milho ou o sorgo, a baixa incidência de pragas e doenças, além dos benefícios que o girassol proporciona às culturas subsequentes são alguns dos fatores que vêm conquistando os produtores brasileiros.

Em áreas onde se faz rotação de culturas com o girassol, observa-se um aumento de produtividade de 10% nas lavouras de soja e entre 15 e 20% nas de milho. O girassol vem sendo utilizado, principalmente, para extração de óleo e é considerado, dentro os óleos vegetais, como um dos óleos de melhor qualidade nutricional e organoléptica (aroma e sabor). Além disso, a massa resultante da extração do óleo, rende uma torta altamente protéica, usada na produção de ração. O girassol ainda é utilizado na silagem para alimentação animal e seu cultivo também pode estar associado à apicultura.

Maiores Informações: Marcos Aurélio (9982-1538)