Sessenta e um municípios do Rio Grande do Norte terão que passar por revisão eleitoral. No Brasil, são 1.128 municípios passíveis de revisão.O TRE-RN recebeu relação do Tribunal Superior Eleitoral para elabore seu plano para a realização deste trabalho, que é um verdadeiro recadastramento.
Nessas cidades mais de 80% da população é de eleitores, dado que chamou a atenção da justiça eleitoral. A decisão de realizar este verdadeiro recadastramento eleitoral foi tomada pelo TSE na quinta-feira, dia 06/09.
A corregedoria do TRE do Rio Grande do Norte vai fazer o levantamento dos recursos que serão necessários para a realização do recadastramento, que ainda não tem data para começar. No Rio Grande do Norte, em municípios como Caiçara do Rio dos Ventos, Felipe Guerra, Galinhos, Guamaré e Pedro Avelino, o número de eleitores é maior do que o da população.
O presidente do TRE do Rio Grande do Norte, desembargador Cláudio Santos, destaca que este é um passo preventivo e moralizador para a garantia de uma eleição limpa em 2008. Ele lembra que a fiscalização sobre a transferência de eleitores não cabe somente à Justiça Eleitoral mas também aos partidos políticos. Estas instituições devem fazer todo o esforço possível para que as fraudes sejam coibidas e evitadas.O trabalho de organização do recadastramento de eleitores no Rio Grande do Norte ficará a cargo da Corregedoria Regional Eleitoral. O trabalho será feito eleitor a eleitor. Quem não comparecer ao seu respectivo cartório eleitoral terá o título cancelado.
Na 40ª Zona Eleitoral, teremos revisão em dois municípios: Encanto e Francisco Dantas.