quarta-feira, 12 de setembro de 2007

A Prefeitura de Belo Horizonte começou a implantar ontem, terça-feira, em todos os cães da raça pit bull, um microchip que irá identificar o animal nos computadores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da capital mineira. A prefeitura disponibilizou, inicialmente, seis mil chips e fará a implantação gratuitamente.

Mais de 2,2 mil pit bulls já foram cadastrados no CCZ. Um aparelho de leitura, ao entrar em contato com a pele do animal, identifica o chip, que tem o tamanho de um grão de arroz, e busca todas as informações já cadastradas sobre o cão. "Assim identificamos os donos dos pit bulls que foram abandonados ou perdidos", explicou o secretário municipal de Saúde daquele município.


A partir de hoje, todos os pit bulls que caminharem pelas ruas da cidade deverão estar acompanhados dos donos, com focinheira e coleira, além de estarem com o novo chip e a carteira de identificação. Os donos que não cumprirem as regras pagarão uma multa de no mínimo R$ 500, é o que chamamos de posse responsável.